domingo, 7 de outubro de 2012

Trabalho: Comunicação

  As comunicações são o centro gravitacional de todas as atividades humanas. Comunicação é troca de entendimento, e ninguém entende ninguém sem considerar além das palavras, as emoções e a situação em que fazemos a tentativa de tornar comuns conhecimentos, ideias, instruções ou qualquer outra mensagem, seja ela verbal, escrita ou corporal.

Qual é o caminho para as comunicações?
 A tarefa de comunicar-se não está concluída até que haja compreensão, aceitação e ação resultante. A finalidade da comunicação é afetar comportamento.
 Temos plena necessidade de tanto verificar a receptividade de uma instrução escrita como a de examinar o entendimento de instruções verbais.

As recompensas das boas comunicações são grandes, mas difíceis são os meios de se obtê-las.
Bases da comunicação.
 Para que ocorra comunicação entre duas pessoas (transmissor/receptor) é vital que se observem as seguintes regras:  
Saber Ouvir: Escute, procurando vê-las de forma construtiva, ouça atentamente, demonstrando interesse pelo que está sendo apresentado, não interrompa desnecessariamente. 
Examine o ponto criticado: Seja humilde e examine o ponto criticado para dar crédito às boas ideias e ao trabalho sincero. Ao receber críticas, procure extrair os aspectos positivos e construtivos, estabelecendo procedimentos de ajuste e/ou correções.
Evite termos técnicos - Não use gírias e evite termos técnicos que podem atrapalhar na comunicação, se for imprescindível o seu uso, explique qual o significado dos termos usados. Use uma linguagem que descreva a realidade. 
Esclareça suas ideias - Esclareça suas ideias antes de transmiti-las.Trace qual é o objetivo da mensagem, o que você deseja que os receptores da mensagem absorvam, qual é o verdadeiro propósito da comunicação.
Expresse o seu interesse: Expresse seu interesse pelos problemas  do interlocutor e escute. Questione-o, peça detalhes.  
Ações X Informações Demonstre que ações são tomadas baseadas em informação.Execute suas ações com base nas informações adquiridas e validadas.
- Suas ações refletem o que você pensa e diz para os outros. 
Seja objetivo: Não faça rodeios, mesmo que a mensagem seja o que as pessoas não gostariam de ouvir. 

Que mensagem  quero transmitir? - Trace qual é o objetivo da mensagem, o que você deseja que os receptores da mensagem absorvam, qual é o verdadeiro propósito da comunicação.

SEMPRE SE PREPARE ANTES DE FALAR COM ALGUÉM


Nenhum comentário:

Postar um comentário